SUSTENTABILIDADE

Evolução dos conceitos, princípios e documentos na construção da sustentabilidade

A responsabilidade social das organizações de todos os setores nasce de um contexto internacional em que temas como direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e desenvolvimento sustentável ganham vulto na discussão entre os países membros das Nações Unidas, resultando em diretrizes que, de certa forma, orientam a formulação conceitual da RSE no âmbito principalmente empresarial.

Estas iniciativas foram traduzidas em padrões, acordos, recomendações, códigos unilaterais e multilaterais que ajudam a compreender e a situar a responsabilidade como tema emergente para as organizações. Em linhas gerais, são documentos das Nações Unidas e seus organismos, como OIT e PNUD, que conferem o mínimo aceitável para as operações das empresas.

Podemos destacar entre os principais documentos internacionais inspiradores para a RSE:

  • Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU;
  • Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho e seu Seguimento;
  • Declaração Tripartite sobre Empresas Multinacionais da OIT;
  • Diretrizes para Empresas Multinacionais da OCDE;
  • Declaração do Rio e Agenda-21, da ONU, que tratam do meio ambiente, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.

Amplamente aceitos em todo o mundo, estes tratados diretrizes e instrumentos atingem diretamente a atividade empresarial, suas obrigações, e atribuem, às empresas, responsabilidades na promoção e cumprimento de direitos. O mais importante desses documentos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, inclui, em seu preâmbulo, as empresas como atores legítimos para a plena realização dos direitos humanos, que se baseiam no ideário de liberdade, igualdade e fraternidade, formulado no século 18, base para a Revolução Francesa.

Assumimos a responsabilidade social, cumprindo, respeitando e promovendo os acima mencionados tratados e normas concordadas em nível internacional, integrando-os em todos os aspectos das atividades da Creditar, atualmente atuamos de forma direta junto as seguintes frentes de trabalho:

  • Empresa Amiga da Criança junto a Fundação Abrinq;
  • Membro do Grupo de Trabalho Ethos para construção da norma ISSO 26000;
  • Membro do Grupo de Trabalho para Integridade e Combate a Corrupção;
  • Eleita Empresa Cidadã 2008 pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte;
  • Parceira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Programa Adote o Verde;
  • Membro Organization Stakeholder do Global Reporting Initiative – GRI;
  • Parceira do Instituto UniEthos na Educação para Sustentabilidade.

Procuramos desenvolver nossas atividades visando minimizar os impactos e as externalidades negativas,  reduzindo o consumo de insumos, material de escritório, água e energia elétrica. Por outro lado, tentamos potencializar nossa atuação enquanto indutores da responsabilidade social, demonstrando a importância da consciência e do papel dos parceiros para uma boa gestão sócioambiental e os seus reflexos, a longo prazo, na gestão financeira e de processos.

Gostou dos nossos serviços?
Conheça melhor nossa proposta de trabalho!

DEPOIMENTOS

FALE CONOSCO

    FALE CONOSCO